Petróleo no espaço

Especiais
ATUALIZADO EM outubro 2019

A tecnologia desenvolvida para a produção e extração do petróleo e gás da camada de pré-sal é tão avançada que já foi comparada à usada para explorar o espaço sideral. Mas você sabia que o petróleo e seus derivados têm extrema importância nesse avanço tecnológico?

Conheça alguns itens nos quais o petróleo e seus derivados estão presentes na exploração do universo!

– Telescópios: para que cientistas e entusiastas da astronomia possam admirar o céu, as lentes de vidro óptico, espelhos e prismas são fabricados em fornos alimentados por gás natural capazes de atingir 2820 graus centígrados.

– Roupas dos astronautas: as vestimentas usadas pelos desbravadores do espaço têm 14 camadas de materiais, entre eles o nylon revestido com uretano, kevlar, spandex e dacron. Todos esses tecidos sintéticos são feitos de petróleo refinado

– Capacetes: para proteger os astronautas, os capacetes contêm plástico feito de derivados do petróleo e a viseira do capacete é de policarbonato, um polímero termoplástico à base de petróleo (também é utilizado para fabricar vidro à prova de bala para carros)

– Foguetes: contêm peças compostas por fibra de carbono, um material desenvolvido a partir de derivados do petróleo e são responsáveis pela ‘leveza’ das naves

Conteúdos mais acessados