Saúde movida a petróleo: saiba como o óleo ajuda no desenvolvimento da medicina

Especiais > Petróleo
ATUALIZADO EM outubro 2019

O petróleo e seus derivados têm papel essencial no desenvolvimento de tecnologias de ponta usadas na medicina atual. Com a atuação do setor, pode-se criar produtos feitos a partir de petróleo que são mais duráveis, leves e têm a capacidade de serem moldados em qualquer formato e com menor probabilidade de apresentar risco de rejeição. Como exemplo, temos as válvulas cardíacas artificiais e lentes acrílicas.

Petróleo em prol da qualidade de vida

Outro exemplo de tecnologia de ponta capaz de mudar a vida de um paciente é o uso do petróleo para o desenvolvimento de peças usadas em próteses. A combinação de engenharia biomédica, inteligência artificial e materiais derivados de petróleo tem mudado a vida de cerca de 2 milhões de norte-americanos que utilizam próteses após a perda de um membro. No Brasil, entretanto, o percentual de deficientes que têm acesso a próteses de alto desempenho ainda é muito baixo e requer mais incentivos.

A nova geração de próteses com resinas duráveis e leves, derivadas do gás natural e do petróleo, fazem parte da nova geração de ‘próteses ativas’ capazes de imitar características humanas, como flexibilidade, aderência, força e atrito superficial, e que podem ser feitas à perfeição em impressoras 3D – que, aliás, também dependem de componentes a base de derivados de petróleo para funcionar.

Uso do petróleo em válvulas cardíacas

Pacientes cardíacos que sofrem de estreitamento da válvula aórtica do coração necessitam usar um stent para o funcionamento do órgão. Os stents mais avançados são revestidos por uma camada fina e flexível de um produto derivado do petróleo similar ao poliéster.

Cirurgia de catarata é possível graças ao petróleo

Quase 30% da população brasileira acima de 60 anos sofre de catarata. Essa é uma condição quando o cristalino – lente natural dos olhos – perde a sua capacidade total, deixando o paciente com a visão turva e embaçada. A cirurgia de catarata se faz necessária quando o uso de óculos perde a eficiência. A cirurgia de catarata substitui a lente natural por uma artificial, feita de acrílico, que é um subproduto do petróleo e imita a transparência natural e a flexibilidade de uma lente orgânica.

Outras aplicações do petróleo na medicina

Suprimentos médicos como linhas e bolsas intravenosas, luvas estéreis, máscaras de anestesia, cateteres também são feitos com materiais produzidos a partir do petróleo.

Essas são algumas formas que o petróleo se faz presente na vida de milhões de pessoas todos os dias. Com o desenvolvimento do setor de óleo e gás, mais investimentos na área médica podem ser obtidos por meio das mais variadas formas e beneficiar milhões de pessoas no mundo.

Conteúdos mais acessados