Sua casa tem petróleo. Os produtos que contêm derivados e gás em sua composição

Especiais
ATUALIZADO EM outubro 2019

O petróleo e o gás natural em suas formas brutas não têm utilidade prática no nosso dia a dia, mas sim seus derivados. As refinarias são as responsáveis pela separação dos componentes químicos e pela transformação do óleo bruto em produtos como gasolina, diesel, nafta petroquímica, raro, enxofre, fluidos hidrogenados e etc. Já a indústria petroquímica transforma os derivados do petróleo e do gás natural em produtos como eteno, propeno, butadieno, aromáticos, amônia e metanol. São esses derivados que vão dar origem às roupas, medicamentos, eletrodomésticos e até alguns móveis que temos nas nossas casas.

Veja abaixo quais produtos que contêm derivados de óleo e gás estão presentes no seu dia a dia.

Eletroeletrônicos e eletrodomésticos: geladeiras, liquidificador e até mesmo computadores e aparelho de DVD contêm aromáticos, um derivado da indústria petroquímica que é matéria-prima para produtos como poliestireno, usado em eletroeletrônicos e eletrodomésticos .

Móveis: assim como tecidos, peças de automóveis e tapetes, os móveis podem ser fabricados com peças que utilizam o propeno, um derivado do petróleo que é matéria-prima para o polipropileno.

Brinquedos: o polietileno é um derivado usado na fabricação de brinquedos, sacos plásticos e até mesmo na construção civil, como em caixas d’água e tubos de PVC.

Gás de cozinha: o GLP, ou gás de cozinha como é conhecido, é um derivado do gás natural e do petróleo.

Embalagens de produtos de limpeza e cosméticos: embalagens de detergente e de pão, por exemplo, utiliza-se o derivado polietileno, também conhecido como PET. Já as embalagens de shampoo, são feitas de PVC, um tipo de plástico mais resistente.

Conteúdos mais acessados