Conheça o trabalho em uma plataforma e quais regras de segurança seguir

Emprego
ATUALIZADO EM outubro 2019

Grandes empresas estão fazendo mapeamento detalhado dos riscos ocupacionais de seus trabalhadores que, por exercerem atividades em um ambiente isolado, precisam de atenção redobrada. Além dos treinamentos habituais, é preciso incluir planos nutricionais e incentivo à atividade física. Aumentar a sensação de bem-estar do trabalhador impacta os índices de acidente e de doença.

A nova norma regulamentadora (NR) sobre segurança e saúde em plataformas trará inúmeros benefícios para os trabalhadores e para as empresas. O aumento no nível de segurança da instalação industrial contribui para evitar ou mitigar as situações que possam pôr em risco vidas e a unidade operacional. A nova NR de plataformas de petróleo está focada na introdução de diretrizes técnicas e administrativas capazes de privilegiarem os temas de segurança e saúde do trabalhador. As empresas do setor investem altos valores em treinamentos nas diferentes áreas: operacional, saúde e segurança do trabalho. As constantes inovações tecnológicas fazem com que esses treinamentos sejam constantes.

O que as empresas têm feito como prevenção?

As empresas do setor de óleo e gás contam com políticas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde para balizarem as suas operações sejam elas upstream ou downstream. Entre as políticas estão:

  • Identificação e gerenciamento dos riscos relacionados à segurança das atividades e à saúde dos trabalhadores;
  • Prevenção de acidentes causadores de impactos ambientais;
  • Respostas rápidas às situações de emergência;
  • Vistorias e auditorias frequentes para a melhoria das operações;
  • Execuções das operações em conformidade com as exigências de segurança, saúde e meio ambiente