Petróleo e gás natural: entenda o setor em 15 palavras

Mercado > Petróleo
ATUALIZADO EM janeiro 2020

Como toda indústria, o setor de óleo e gás natural também tem expressões próprias e muito utilizados entre os profissionais e especialistas do setor. Selecionamos as expressões mais comuns e importantes para você entender a indústria de petróleo no Brasil e no mundo. Sabia aqui o que é API, bônus de assinatura, campo de petróleo,  Brent, WTI, reserva, royalties, entre outros itens. Em ordem alfabética:

1 – API
Escala criada pela American Petroleum Institute – API para medir a densidade do óleo. Quanto menor o número na escala API, maior a densidade. Ou seja, o grau API é maior quando o petróleo é mais leve, geralmente petróleos com API maior que 31. A densidade do óleo é importante para o processo de refino do petróleo. O pré-sal brasileiro possui um tipo de óleo mais leve que o extraído nos demais campos do país.

2 – BACIA SEDIMENTAR
É um tipo de estrutura geológica onde estão as rochas sedimentares que podem abrigar petróleo e/ou gás natural. São resultantes do acúmulo de sedimentos – que podem ser restos de animais ou plantas, por exemplo – por milhares de anos e em camadas. Dependendo das condições de temperatura e pressão, poderão dar origem a combustíveis fósseis, como óleo e gás. Atualmente, apenas 7% das áreas sedimentares brasileiras – em terra e no mar – foram exploradas, ou seja, tiveram seu potencial avaliado. A maior parte da produção de petróleo e gás no Brasil vem hoje das bacias de Santos e Campos.

3 – BARRIL
Medida padrão mundial para medir o volume de energia liberada na queima de um barril de óleo. Um barril (bbl) de petróleo corresponde a um barril de óleo equivalente (boe), que tem 5.800.000 BTU, o equivalente a 1.700 KWh.

4 – BLOCO
É uma pequena parte de uma bacia sedimentar com tamanho / superfície definido pela ANP e profundidade indeterminada. Nos leilões de áreas petróleo e gás natural são colocados na disputa blocos de bacias sedimentares. São áreas onde há potencial para explorar e produzir petróleo e gás.

5 – BÔNUS DE ASSINATURA
Nos leilões realizados no regime de partilha, o bônus de assinatura é o valor fixo, definido em edital, a ser pago pela empresa para adquirir a área. No regime de concessão, o bônus de assinatura é um dos critérios da oferta feita pela empresa para adquirir a área. O bônus pode ser maior que o estabelecido pelo edital.

6 – CAMPO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL
Área que contém um suprimento ou estoque subterrâneo de petróleo e gás natural comprovadamente viável economicamente.

7 – DERIVADOS DE PETRÓLEO
Produtos obtidos a partir do petróleo, com o uso de processos físicos de separação e/ou de processos químicos de transformação de frações específicas do petróleo em outras de maior interesse ou de melhor qualidade. Exemplos são gasolina, GLP, nafta, querosene de aviação, óleo diesel, óleo combustível, asfalto, lubrificantes, parafina, solventes e fertilizantes.

8 – DOWNSTREAM
Termo aplicado às atividades de refino do petróleo bruto, processamento do gás natural em plantas de gasolina, transporte e comercialização/distribuição de derivados.

9 – OPERADOR
É a empresa responsável por realizar as atividades de exploração nas áreas de exploração e produção. O vencedor do leilão pode ser um consórcio de empresas, mas o operador é apenas uma das companhias integrantes deste grupo.

10 – PETRÓLEO BRENT
É mix de petróleos produzidos no Mar do Norte – com grau API de 39,4 e teor de enxofre de 0,34%. Uma das principais referências no mundo, o valor de cada barril de petróleo Brent tem cotação diferente a cada dia. Entre as variáveis que impactam na oscilação do preço estão o nível da produção e as condições geopolíticas.

11 – PETRÓLEO WTI (West Texas Intermediate)
Outra referência econômica, tipo de petróleo originário da bacia permiana do oeste do Texas, nos Estados Unidos. Petróleo com API entre 38º e 40º e aproximadamente 0,3% de enxofre.

12  – POÇO DE PETRÓLEO
Escavação artificial com o propósito de explorar e explotar hidrocarbonetos. O poço pode ser produtor (de óleo ou gás natural) ou injetor (de água, de gás natural, de CO2). Um campo de petróleo pode ser formado por um ou vários poços. Segundo a ANP, até 2017, o Brasil já tinha perfurado 30 mil poços de petróleo. A primeira descoberta de petróleo no país ocorreu em 1939, no poço de Lobato, na Bahia.

13  – RESERVA
Recursos descobertos de petróleo e gás natural que sejam comercialmente recuperáveis, ou seja, viáveis economicamente de serem explorados e comercializados. As reservas são divididas em três tipos. Reservas possíveis: análise de dados geológicos indica maior incerteza quando a possibilidade de recuperação. Reservas prováveis: maior certeza quanto às reservas possíveis e menor quanto as reservas provadas. Reservas provadas: elevado grau de certeza quanto à recuperação e já leva em conta as condições econômicas vigentes, os métodos de exploração viváveis e a legislação. Este é o número mais utilizado. Reservas totais: soma das reservas provadas, prováveis e possíveis.

14 – ROYALTIES E PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Definidos em lei, são os valores pagos em dinheiro pelos produtores de petróleo para estados, municípios, Marinha e Ministério da Ciência e Tecnologia para terem direito a explorar o energético. Entre outras variáveis, os royalties são calculados com base no valor da produção e no preço de referência que contempla, dentre outras variáveis, o preço do barril de petróleo no mercado internacional. Já as participações especiais são pagas a cada trimestre e apenas por campos licitados em regime de concessão com grande volume de produção ou rentabilidade. O volume de recursos é dividido entre os ministérios de Minas e Energia e Meio Ambiente, além de estados e municípios produtores.

15 – UPSTREAM
Termo inclui as atividades de exploração e produção da indústria de petróleo, podendo ser em terra (onshore) ou no mar (offshore). Em algumas empresas é também definida como a área de E&P (Exploração e Produção).