Demanda mundial cria oportunidades no refino do petróleo e do gás no Brasil

Mercado > Cenário Brasileiro
ATUALIZADO EM outubro 2019

A disposição da Petrobras de vender seus ativos de refino do petróleo e gás e a recuperação da economia brasileira podem se configurar como uma oportunidade para investidores desse segmento no médio prazo. “Existe espaço para pequenas refinarias no Brasil. Embora haja excedente de refino no mundo, nossa condição particular de ser exportador de petróleo e importador de derivados cria um ambiente mais favorável”, avalia o diretor geral da ANP, Décio Oddone.

Se hoje parece haver capacidade excedente de processamento, em breve esse sinal deverá ser invertido. O diretor do Citigroup, Pedro Medeiros, acredita que em cinco anos o mundo terá déficit de refino do petróleo e do gás da ordem de 3 milhões de barris por dia. Ou seja, as oportunidades de investimento neste negócio no Brasil podem surgir mais cedo que se imagina.

“Temos uma avaliação um pouco diferente do senso comum, de que hoje existe excesso de capacidade de refino no mundo. Analisando as perspectivas, nos próximos cinco anos deveremos registrar déficit, se considerarmos a taxa de crescimento da demanda global de uma série de combustíveis ao longo dos últimos dois, três anos.”

Para 2019, o executivo do Citigroup avalia que, no final do primeiro semestre, haverá um ambiente de sobreoferta de petróleo, e isso deverá causar um novo movimento de baixa de preço e uma potencial expansão das margens de refino. “Não necessariamente as margens de refino vão se manter estáveis à luz de uma queda do preço do petróleo, mas isso, teoricamente, aumentaria a atratividade do setor”, explica Medeiros.

O fim do monopólio do mercado de óleo e gás no Brasil

Voltando ao Brasil, para atrair mais investimentos, Oddone frisa a importância de promover um mercado de refino mais aberto e competitivo, com pluralidade de agentes, e não somente a Petrobras, como ocorre atualmente. “Queremos competição, transparência e disputa para que o preço seja justo e reflita o mercado internacional, o que é fundamental para que tenhamos investimento.”

Medeiros concorda que mexer nas regras do mercado brasileiro é condição vital para atrair recursos financeiros para o refino do petróleo e do gás natural. Apesar de o país estar retomando sua posição de segurança regulatória para investidores, apenas com a abertura do mercado de processamento de petróleo e gás esses investimentos chegarão ao país.

* Essa matéria foi produzida durante a Rio Oil & Gas 2018