Além da Superfície

Petróleo e gás: o que você precisa saber para começar

Você sabia que, além de combustível, o petróleo está presente em itens do seu dia a dia — do tênis ao shampoo? Se você quer entender melhor o papel dessa indústria na sua vida e na sociedade, este conteúdo é para você.

O Além da Superfície selecionou cinco conteúdos essenciais para quem quer dar os primeiros passos na compreensão desse setor estratégico para o Brasil e para o mundo. Da explicação de termos técnicos à transformação do petróleo em produtos do cotidiano, essa lista ajuda a traduzir, de forma simples, o universo do óleo e gás.

Confira a seguir:

Petróleo e gás natural: entenda o setor em 15 palavras: como toda indústria, o setor de óleo e gás natural também tem expressões próprias e muito utilizadas entre os profissionais e especialistas do setor. Saiba aqui o que é API, bônus de assinatura, campo de petróleo, Brent, WTI, reserva, royalties, entre outros itens.

– ABC da energia: entenda e fique por dentro dos termos da indústria de óleo e gás: responsável por 45% da energia primária ofertada no país e 8º maior produtor mundial de petróleo em 2023, a indústria de óleo e gás brasileira é também grandiosa em conteúdo. Entender a importância desse setor para economia passa por saber mais sobre alguns termos técnicos muito utilizados no setor.

– Todo petróleo é igual? Entenda as principais diferenças: petróleo não é algo que a natureza entrega conforme um padrão especificado pelo cliente. Suas características variam muito entre os reservatórios. Uma forma comum de classificar os diferentes tipos de petróleo é pela sua densidade: leve, média e pesada, e estão relacionadas à composição do óleo – que pode ser mais ou menos concentrado em cada um dos seus subprodutos.

Saiba como o petróleo é transformado nos produtos do seu dia a dia: você já parou para pensar em como o petróleo se transforma na gasolina ou no querosene que abastecem carros e aviões? Neste infográfico, você entenderá todo o processo.

Produtos c que foram criados nos últimos 100 anos a partir de moléculas de óleo e gás: os derivados de petróleo estão mais presentes no dia a dia do que podemos imaginar. Gasolina e plástico são os mais conhecidos, mas o petróleo tem uma importância tecnológica difícil de mensurar. Os derivados de óleo e gás pode estar em itens do cotidiano das pessoas, como maquiagem, produtos de limpeza ou asfalto.