Além da Superfície

Sete livros para entender a geopolítica do petróleo

A invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022, e os recentes conflitos entre Israel e Irã trouxeram à tona o papel do petróleo e do gás natural na geopolítica global. Os eventos expuseram a interdependência entre países produtores e consumidores de energia, revelando como as decisões políticas e econômicas impactam questões energéticas em uma escala global.

Para compreender melhor essa dinâmica, o Além da Superfície lista sete livros que ajudam a entender as forças que movimentam a indústria de O&G, além de explicar o cenário geopolítico atual.

O Novo Mapa: Energia, Clima e o Conflito entre Nações, de Daniel Yergin.

Sobre o livro: Nesta obra, Daniel Yergin – vencedor do Prêmio Pulitzer e autoridade em energia, geopolítica e economia global – analisa os acontecimentos das últimas décadas no que diz respeito à área de energia, falando dos novos desenvolvimentos tecnológicos, entre eles a produção em grande escala de xisto, a ascensão das energias renováveis, como a eólica e a solar, e a eletrificação da frota automobilística.

– A Busca: Energia, Segurança e a Reconstrução do Mundo Moderno, de Daniel Yergin.

Sobre o livro: Aqui, o autor que é referência internacional no assunto demonstra que a questão energética é o motor de transformações políticas e econômicas globais da atualidade. São abordadas as formas de energia tradicionais sobre as quais nossa civilização se ergueu e as novas fontes que prometem substituí-las.

– O Petróleo: Uma História Mundial de Conquistas, Poder e Dinheiro, de Daniel Yergin.

Sobre o livro: O livro coloca o petróleo no centro das decisões mais importantes do século XX, revelando de que maneiras ele influenciou guerras, suscitou transformações tecnológicas e gerou as maiores riquezas do planeta. Nesta edição, o leitor brasileiro poderá encontrar também um epílogo com informações essenciais sobre o contexto brasileiro e as perspectivas do pré-sal.

– Energia e Civilização: Uma História, de Vaclav Smil.

Sobre o livro: Neste livro, Smil oferece um relato abrangente de como a energia moldou a sociedade, desde a época dos caçadores e coletores, até a civilização atual, movida a combustíveis fósseis. Ele descreve as eras energéticas da humanidade de forma panorâmica e interdisciplinar, oferecendo aos leitores uma visão dessa evolução e como ela afetou agricultura, indústria, transporte, armas, comunicação, economia, urbanização, qualidade de vida, política e meio ambiente.

– Manual de geopolítica e geoestratégia, de Pedro Pezarat Correia.

Sobre o livro: À geopolítica clássica o autor contrapõe a nova geopolítica com abordagens desafiantes, como as da ecopolítica, da demopolítica, da geoeconomia ou da biopolítica. Além disso, ele se debruça sobre aquela que é afinal a única razão de ser da disciplina de Relações Internacionais: a paz.

– Geografia e Geopolítica do Petróleo, de Frédéric Monié e Jacob Binsztok.

Sobre o livro: A obra apresenta uma caracterização geral da evolução da indústria petrolífera, dos primórdios até a contemporaneidade. Enfatiza a presença das corporações multinacionais do setor e sua importância na integração regional da América do Sul.

Petróleo: Textos & Contextos, de Jorge M. T. Camargo

Sobre o livro: O livro é o compilado de vários trabalhos com características bastante diversas: artigos em jornais, discursos, apresentações em seminários e trabalhos acadêmicos de maior peso. A leitura permite a iniciantes e especialistas uma compreensão da indústria de petróleo e gás no Brasil e no mundo.