Alavancadas pelo Acordo de Paris e pela agenda ESG, as empresas de petróleo e gás têm se comprometido cada vez mais com a redução de emissões das suas operações e com a diversidade do seu portfólio de negócios visando à transição energética.
Um futuro descarbonizado, no entanto, não será um futuro sem hidrocarbonetos. Mesmo com o pico de demanda por petróleo, as projeções indicam que o consumo do recurso continuará, ainda que em volumes menores, principalmente para fins não energéticos, já que a indústria de transformação, como a petroquímica e outros segmentos, dependem desses insumos.
Quer entender melhor as projeções sobre o futuro? O Além da Superfície elenca alguns relatórios que trazem cenários do setor de petróleo, gás e energia.
– Relatórios de curto prazo do mercado de petróleo, divulgados mensalmente e que costumam abordar produção, demanda, estoques e preços no ano atual e no seguinte:
Oil Market Report, da IEA
Short-Term Energy Outlook, da EIA
Monthly Oil Market Report, da OPEP
– Relatórios anuais de longo prazo, que abordam projeções para o mercado como um todo:
World Energy Outlook, da IEA
Plano Decenal de Expansão de Energia, da EPE
– Relatórios estatísticos, que trazem dados de vários indicadores, do setor de petróleo a uma visão geral do setor de energia:
Statistical Review of World Energy, do Energy Institute
Anuário Estatístico, da ANP