Podcast: sustentabilidade e tecnologia na indústria de óleo e gás

Especiais
ATUALIZADO EM setembro 2021

A cada dia, dois temas estão mais presentes na agenda global: sustentabilidade e transformação digital. Não é diferente na indústria de óleo e gás, que atravessa um período de grande transformação com a transição energética.

Neste podcast do Além da Superfície, Raquel Coutinho, gerente da Petrobras da área de Mudança Climática – Quantificação e Transparência em Emissões e Eficiência Energética, e Ana Cristina Cupelo, gerente de Sustentabilidade da Equinor, discutem onde essas duas agendas se cruzam.

Coutinho e Cupelo detalham projetos inovadores em andamento nas duas companhias nas áreas de energias renováveis, biorefino e eficiência energética. Para as duas entrevistadas, competitividade e sustentabilidade são áreas sinérgicas.

Na conversa, elas também falam sobre como a tecnologia impacta e pode ajudar na construção de uma indústria de óleo e gás mais sustentável e qual indústria e profissional emergem desta mudança.

Na opinião de Coutinho, para este novo cenário algumas características são importantes no perfil do profissional que o hoje a indústria requer, como curiosidade, adaptabilidade e flexibilidade. “Também deve se capacitar sempre, buscando inclusive disciplinas laterais. Acho que essa visão lateral, além do foco em questões que são realmente relevantes para a sociedade. Ter essa visão do propósito maior muito forte. É o que motiva o desempenho cada vez mais elevado”.

A estas características, Cupelo soma a necessidade de ser um profissional multidisciplinar, para lidar com um área de conhecimento tão abrangente como a sustentabilidade. “E tem que ser um profissional inspirado, que goste do que faz”, completa.  Assista neste link a íntegra do podcast.

Este podcast também está disponível no canal do Além da Superfície nas principais plataformas streaming. Segue a gente.

Spotify- https://open.spotify.com/episode/6hLRntn2Pxtcu93F9yw6Qp?si=7gX0u-pmR_GPzOCL-LLz8Q&dl_branch=1

Itunes – https://podcasts.apple.com/us/podcast/sustentabilidade-e-tecnologia/id1495101564?i=1000535458005

Google Podcast https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xMjk5ZDk5OC9wb2RjYXN0L3Jzcw/episode/NTQ3ZjkwNzYtYjk2YS00MWQ0LTgwMTMtYjlmMzE0Y2M3ZjU2?ep=14

 

Conteúdos mais acessados