4 conteúdos sobre IA que marcaram 2025

Inovação > Tecnologia
Publicado em 26 de dezembro de 2025 | Atualizado em 22 de dezembro de 2025

Em 2025, a série Além da Superfície abordou um dos temas mais transformadores dos últimos tempos: a Inteligência Artificial. De ferramenta estratégica para otimizar operações à força motriz por trás da explosão de demanda energética, a IA deixou de ser tendência para se tornar parte do setor.  

Nesta retrospectiva, o AS revisita quatro conteúdos que mostram como essa tecnologia está redesenhando processos, impulsionando investimentos e criando novos desafios para o futuro da energia. 

1.Do pré-sal aos data centers: o papel estratégico da IA no futuro da energia 

A inteligência artificial deixou de ser tendência e já faz parte do setor de energia. Da Exploração & Produção ao Downstream, a tecnologia vem sendo utilizada para acelerar processos, reduzir riscos e criar oportunidades.   

E, no Brasil, ela tem uma forte aliada: a Cláusula de PD&I, estabelecida nos contratos de exploração e produção, determina que as empresas petrolíferas devem realizar investimentos equivalentes a 1% da receita bruta em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Nos últimos 27 anos, ela já mobilizou mais de R$34 bilhões em investimentos.   

2.Inteligência Artificial: ferramenta estratégica, não revolução 

A IA Generativa não está substituindo os humanos. Ela não tem a capacidade humana de se adaptar dinamicamente. É o que explica Cézar Taurion, Chief Strategy Officer da Mobili Partners e Founder & Chief Executive Officer (CEO) Ananque.   

3. Corrida por IA eleva demanda por energia e renova papel do petróleo 

A inteligência artificial já faz parte do cotidiano de pessoas e empresas. Seu uso, robusto em algumas situações, faz aumentar a demanda por energia. Modelos de IA que treinam por semanas ou até meses exigem uma infraestrutura elétrica robusta, com servidores que nunca desligam e sistemas de refrigeração potentes. No Brasil, data centers, como o que foi inaugurado em Barueri no ano passado, consomem energia comparável à de regiões metropolitanas inteiras. E isso representa um novo patamar de demanda que o sistema elétrico precisa absorver. 

 4. O impacto energético da IA 

Neste episódio da série Energia em Movimento, produzida pelo Canal Meio com apoio do IBP, mostramos como a inteligência artificial está redesenhando o consumo energético, quais desafios isso traz e como o Brasil está localizado neste debate.