IBP cria hub de inovação para atrair jovens talentos

Inovação > Mercado
ATUALIZADO EM novembro 2023

Integrar todo o ecossistema de tecnologia e inovação do setor de petróleo e gás, conectando empresas, universidades, instituições científicas e de inovação tecnológica (ICTs), e assim atrair os jovens talentos. Estes são os objetivos do iUP, hub de inovação criado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) no início deste ano.

Hoje, 13 empresas associadas ao IBP, de todos os segmentos da indústria, fazem parte do iUP. Melissa Fernandez, gerente de Tecnologia e Inovação do Instituto, explica que muitas dessas empresas já tinham seus próprios programas de inovação, mas entenderam que criar um hub para atender às demandas comuns ao setor, facilitaria a integração de todo ecossistema.

“O IBP é um instituto consagrado no setor de óleo e gás brasileiro, com ótima relação com ministérios, agências reguladoras, com toda cadeia de energia de uma forma geral. O hub nasce com o objetivo de conectar ideias, instituições e fomentar o desenvolvimento de tecnologia e inovação no setor. Um outro propósito que acho crucial para esse momento que a indústria vive, o desafio da transição energética e da digitalização, é fomentar a atração e retenção dos jovens”.

O iUP tem um espaço compartilhado, que fica na sede do IBP, e promove todas as quartas-feiras oficinas de capacitação em metodologias ágeis, design thinking e outras competências exigidas hoje pelo mercado de trabalho. “Todas essas competências ajudam os jovens a entrarem mais preparados no mercado de trabalho. A gente também proporciona o networking, com acesso mais próximo a pessoas relevantes dentro da indústria e a eventos multinacionais, inspirando-os nessa jornada”.

Melissa conta que esse ano foi lançado dentro do iUP o primeiro programa de inovação aberta, o Inovathon. Foram selecionados 20 estudantes, que receberam mentorias e treinamentos durante dois meses, para apresentarem ideias que contribuam para a descarbonização. Os trabalhos foram apresentados na Arena iUP insights durante a Offshore Technology Conference Brasil 2023 (OTC).

“Esses jovens foram capacitados, tiveram mentorias, aprenderam a fazer pit de projetos, participaram de reuniões com representantes dessas empresas mantenedoras e com o presidente do IBP, Roberto Ardenghy. Fizemos uma imersão com eles para conhecerem o que já está sendo desenvolvido pela indústria e como essas ações, programas e projetos podem ser integrados para ajudar o processo de descarbonização da indústria”.