Inovação digital no setor de O&G no Brasil: confira 3 destaques

Inovação
Publicado em 24 de dezembro de 2025 | Atualizado em 23 de dezembro de 2025

Já está disponível para download a pesquisa “Inovação digital no setor de petróleo e gás no Brasil”, que mapeia práticas, desafios e estratégias adotadas pelas organizações. Realizado pela Deloitte, em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), o levantamento contou com 39 lideranças de empresas do setor, que juntas representam praticamente toda a cadeia produtiva no país.

O Além da Superfície traz, a seguir, três destaques da pesquisa:

  • Aproximadamente sete em cada dez empresas (69%) se posicionam a partir do nível intermediário em sua jornada de inovação, o que indica um grau relevante de maturidade no tema. Além disso, 57% afirmam alocar recursos e tempo específicos para iniciativas voltadas à inovação. Por outro lado, 33% apontam que, embora a inovação seja uma característica valorizada internamente, ela ainda não representa o foco principal da organização.
  • Apesar de apresentarem níveis avançados de maturidade na jornada de inovação, as organizações do setor de óleo e gás participantes ainda enfrentam desafios significativos relacionados ao aculturamento sobre o tema.
  • O levantamento aponta que 85% das empresas do setor adotam estratégias ou práticas voltadas à inovação, com destaque para iniciativas internas. Quanto às parcerias com atores externos, observa-se uma preferência por modelos mais tradicionais, como fornecedores e parceiros da cadeia de suprimentos, centros de pesquisa, outras empresas do setor e universidades.

Baixe a pesquisa “Inovação digital no setor de petróleo e gás no Brasil” na íntegra aqui.