Entenda a importância do setor de óleo e gás no agronegócio

Setor > Especiais
ATUALIZADO EM outubro 2019

O setor de óleo e gás está mais presente no nosso dia a dia do que se imagina. Desde formas um pouco mais óbvias, como a gasolina e o plástico, às mais inusitadas, como medicamentos e tecidos, o petróleo e seus derivados fazem parte da vida contemporânea nas cidades e no campo. Na agricultura, o setor de óleo e gás está presente na produção tanto de forma direta, quanto indireta. Sabe como isso é possível? Através da presença de seus derivados na cadeia produtiva do agronegócio e na produção de biocombustíveis. Entenda melhor abaixo.

Petróleo e gás natural em fertilizantes

Empresas de óleo e gás expandem suas atividades atuando também nos setores petroquímico e gás químico. Derivados do gás natural podem ser utilizados como fertilizantes e suplementos minerais para o setor agropecuário, só para citar alguns exemplos. Já os combustíveis derivados do petróleo podem ser usados em máquinas agrícolas e no transporte de carga.

O setor de óleo e gás na cadeia produtiva

O óleo diesel, combustível para máquinas pesadas – como é o caso das agrícolas – é um derivado do petróleo essencial para a atividade no país. O seu uso não se limita a épocas de plantio e colheita, mas também para bombas dos sistemas de irrigação e para a distribuição da produção por todo o Brasil. Como o transporte nacional é majoritariamente rodoviário, o uso desse derivado é essencial para a atividade.