Produtos com moléculas de óleo e gás que foram criados nos últimos 100 anos

Especiais
ATUALIZADO EM outubro 2019

Os derivados de petróleo estão mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar. Gasolina e plástico são os mais conhecidos, mas o petróleo tem uma importância tecnológica difícil de mensurar. Os derivados de óleo e gás pode estar em itens do cotidiano das pessoas, como maquiagem, produtos de limpeza ou asfalto. Mas você sabia que ele também está na qualidade de vida de pessoas com catarata, próteses ou até mesmo com problemas cardíacos?

Algumas dessas invenções surgiram há mais de 100 anos, outras há pouquíssimo tempo, mas todas são responsáveis pelas tecnologias às quais temos acesso.

Veja abaixo a cronologia do uso dos derivados de petróleo!

Há 100 anos e até um pouco mais

Inicialmente, o asfalto era feito com piche retirado dos lagos pastosos e então utilizado para conter vazamentos em reservatórios. Somente em 1909, devido a uma maior viabilidade econômica e pureza, o asfalto passou a ser produzido a partir do petróleo, como é feito atualmente e sendo usado para pavimentar ruas e estradas de todo o país, permitindo o progresso e logística para interligar o Brasil, de norte a sul.
Outro material muito conhecido por carregar em sua composição derivados do petróleo é o plástico, seja como uma garrafa pet, brinquedos infantis, potes em geral etc. Para se obter esse material, os derivados de óleo e gás são misturados com uma gama de compostos químicos para então serem transformados no plástico que utilizamos no dia a dia.

Os cosméticos também são referências quando o assunto é petróleo em sua composição. Há cerca de 140 anos, os derivados do petróleo foram patenteados para fazer parte da produção de cremes, shampoos, condicionadores, tinturas e até perfumes. Parafina, óleo mineral e vaselina, por exemplo, são derivados do petróleo e responsáveis pelo efeito hidratante nos cabelos e pele.

Há 50 anos

Doce, saboroso e muito consumido por crianças e adultos, o chiclete também faz parte da extensa lista de itens que utilizam petróleo. Embora exista há pouco mais de 50 anos, o chiclete passou a conter substâncias oriundas do petróleo logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), quando se descobriu que, assim, a produção da guloseima poderia ser barateada. A conhecida goma de mascar é formada por borracha sintética e parafina, além de outras substâncias que garantem o sabor adocicado. É sempre bom lembrar que o petróleo é uma mistura de várias substâncias orgânicas que, quando separadas, tem muitas utilidades diferentes, e que grande parte delas não é tóxica para o ser humano, muito pelo contrário.

Roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios também podem conter derivados de óleo e gás. São os chamados tecidos sintéticos, tais como nylon e poliéster que trazem em sua composição substâncias como o benzeno. Ainda no ramo do vestuário, o elástico e os tecidos elásticos também existem graças à evolução dos usos do petróleo e derivados.

Também feitos de poliéster, uma fibra flexível e durável, os cintos de segurança de automóveis foram criados nas últimas décadas e hoje reduzem em até 45% o risco de morte em acidentes de trânsito.

As mais recentes descobertas

Uma recente invenção que depende de derivados do petróleo e é capaz de salvar vidas é a impressora 3D. Com nanomoléculas de plástico, esses equipamentos criam objetos tridimensionais que, entre inúmeros usos, ajudam na medicina ao dar forma a próteses mais evoluídas, substituindo pequenos ossos e até materiais para ajudar no planejamento de uma cirurgia delicada.

Nem precisamos ir tão longe ou falar de tecnologias distantes do nosso dia a dia para notar contribuições mais recentes de produtos derivados do petróleo. Parte do cotidiano de pais e mães nas últimas décadas, as fraldas descartáveis só existem por conta do polipropileno que compõe as fibras superabsorventes de seu interior.

E até mesmo nas últimas revoluções da eletrônica e de energias alternativas se encontram derivados de petróleo. Você já deve ter ouvido falar nas TVs OLED, ou nas telas de smartphone AMOLED, só não imaginava que se trata de uma inovação que utiliza materiais orgânicos, derivados de petróleo, para gerar imagens de altíssima definição, ao mesmo tempo em que economizam mais que o dobro de energia em relação às telas de LCD. E já ouviu falar em células fotovoltaicas orgânicas? Pois é: o material orgânico que transforma luz e calor em eletricidade nesses equipamentos também é derivado do petróleo.

Conteúdos mais acessados