Rio Oil & Gas 2020 atrai mais de 10 mil pessoas online e conecta 45 países

IBP
ATUALIZADO EM dezembro 2020

Encerrada no último dia 3 de dezembro, a Rio Oil & Gas 2020 atraiu mais de 300 expositores e patrocinadores, cerca de 10.000 pessoas cadastradas na plataforma exclusiva do evento, apresentou mais de 30 horas de conteúdo em quatro dias de sessões e debates, além de mais de 80.000 visualizações e 7.000 mensagens trocadas, conectando pessoas de 45 países.

Esta Rio Oil & Gas inovou por ter sido 100% digital e também por ser a primeira versão híbrida. O evento continua em 2021, entre os dias 21 e 24 de setembro, em versão presencial, ocorrerá pela primeira vez no Pier Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro. Esta é uma inovação, já que a Rio Oil & Gas era um evento que acontecia tradicionalmente a cada dois anos.

Na cerimônia de encerramento desta edição, Cristina Pinho, diretora executiva corporativa do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), apresentou o novo Chair do Evento em 2021, Carlos Tadeu Fraga, que também é Chairman do Porto do Açu. “O próximo congresso irá unir o benefício do presencial com oportunidade do digital, que nos oferece alcance e a possibilidade de estar em muitos lugares. Vamos estar mais perto do coração da nossa cidade, aproximando ainda mais nossa indústria do Rio de Janeiro”, avalia.

Na opinião de Pinho, o maior ensinamento do evento foi a resiliência da indústria de petróleo e gás. “Nós mostramos que somos capazes de nos transformar. Superamos as dificuldades e nos reinventamos. Mostramos que esta é uma indústria que sabe se transformar em curto prazo”, analisou.

Clarissa Lins, presidente do IBP, reforçou a coragem de realizar este evento em tempos de pandemia. “Como toda inovação, esta edição foi inesquecível. Desde o início da pandemia, colocamos duas hipóteses: a primeira era cancelarmos e deixarmos passar 2020, pelo tamanho do desafio e pelas dificuldades encontradas. A segunda, sermos ousados e corajosos, propondo algo totalmente novo e marcando presença na casa de cada um de vocês. Escolhemos a segunda pela coragem de seguir com um projeto desafiador”, concluiu.

No encerramento, foi entregue o prêmio Leopoldo Miguez para Jorge Camargo, Conselheiro do IBP, e uma das principais referências de profissionais no setor. Nas últimas quatro décadas, a honraria reconhece a contribuição de personalidades que tenham atuado para transformar e desenvolver a indústria no Brasil. Em seu discurso, Camargo destacou que a transição energética será o desafio de uma geração e demandará uma cooperação internacional jamais vista.

Todo o conteúdo da Rio Oil & Gas estará disponível integralmente para os participantes no canal On Demand da plataforma até agosto de 2021.

Prêmio Plínio Cantanhede: vencedores

Cinco trabalhos receberam o prêmio Plínio Cantanhede de melhor trabalho técnico apresentado nesta edição da Rio Oil & Gas. Os autores premiados foram: Gabriel Costa, Henrique Rangel e Marcelo Alfradique, com o trabalho “Metodologia de cálculo de custo de capital de unidades de processamento de gás natural”.

Rafael Santos, Cesar Camerini, Lucas Braga, Daniel Mendes, Gabriela Pereira e João Marcos Rebello, com o trabalho “In-line inspection tool for clad pipeline integrity evaluation”. Gerd Angelkorte, com o trabalho “Determinação das influências da variação do preço do BRENT e WTI nos fertilizantes consumidos no Brasil”.

Luciana Braga e Elisdíney Frota, com o trabalho “Reflexões sobre as melhores práticas à luz do direito transnacional”. Julio Guedes, Alexandre Barbosa, Daniel Freitas e Marco Meggiolaro, com o trabalho “Desenvolvimento de um robô para inspeção interna em tubulações não pigáveis”.

O Prêmio Plínio Cantanhede premia os melhores trabalhos apresentados em eventos realizados pelo IBP. Nessa edição da Rio Oil & Gas, mais de 1900 autores e 600 trabalhos técnicos foram inscritos. Todos os trabalhos técnicos estarão disponíveis para todos os participantes do evento em uma playlist no canal On Demand.

Starting UP: empresas ganhadoras

Outra inovação deste ano na Rio Oil & Gas foi o Starting UP, sessões de debates realizados no dia 30 em parceria com a Petrobras sobre as oportunidades e desafios para as startups na indústria de O&G e energia. A programação também contou com o Pitch de Startups. Avaliados por um júri de renome, como Amure Pinho, presidente da ABStartups, e Ricardo Marquini, Líder de parcerias em P&D da Total, entre outros,  oito startups apresentaram seus projetos de tecnologia e inovação para o setor de O&G.

As vencedoras desse desafio foram: Unidroid, em primeiro lugar, seguida por Instoor e RZX. As startups ganharam um prêmio patrocinado pela Microsoft, e a melhor startup votada pelo público, um voucher de desconto em cursos da UnIBP, a universidade do setor de petróleo e gás.