“Somos Energia”: a nova campanha da indústria de óleo e gás

IBP > Setor
ATUALIZADO EM outubro 2021

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, o mundo tem enfrentado um período de grande transformação, adaptação, superação e solidariedade. Mudanças ocorreram na nossa rotina, nos processos produtivos, nas relações de consumo e nas nossas prioridades.

“Somos Energia”: a nova campanha da indústria de óleo e gás

Terceiro lugar no ranking das principais atividades econômicas do Brasil, a indústria de óleo e gás foi um dos segmentos econômicos que, desde o primeiro momento, esteve ao lado da sociedade no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e na garantia do abastecimento de energia e de insumos necessários à toda indústria.

Confira as ações da indústria no enfrentamento da Covid

Cuidar de todos e agir para superar este momento foram as missões mais importantes do setor nos últimos meses. Esse esforço continua presente.

Em 2021, o objetivo é enfatizar a parceria e importância do setor de óleo e gás no enfrentamento deste momento, no cuidado com as pessoas, no fornecimento de energia para seguirmos adiante e na sua participação na construção do futuro.

Essa mensagem chega à sociedade por quem faz esta indústria. Por isso, “Somos Energia” é o nome da campanha que o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) coloca no ar em 2021. A indústria quer ressaltar que agindo para superar este momento e, junto com todos, está pronta para continuar a transformação e construir um futuro ainda mais digital, mais conectado e mais sustentável. “Porque é a nossa energia que faz a diferença. É a nossa energia que faz acontecer. Somos Energia.”, diz um trecho do manifesto.

A campanha traz depoimentos de trabalhadores em atividade, desde à exploração e produção à distribuição de derivados de petróleo. Em entrevistas, eles contam as mudanças que promoveram em suas rotinas de vida e trabalho nos últimos tempos e as transformações que estão por vir. A campanha está ancorada no portal Além da Superfície, portal de conteúdo sobre petróleo e gás natural mantido pelo IBP.

Este ano, junto com a campanha, o Além da Superfície inaugura uma nova fase, com a implantação da TV Além da Superfície. A partir de séries e vídeos, o objetivo é mostrar a importância do setor para o país, seu papel no desenvolvimento econômico, na geração de emprego e renda, no desenvolvimento tecnológico e seu compromisso com a sustentabilidade.

De forma fácil e acessível, o Além da Superfície vai apresentar os principais desafios desta indústria, que passa por uma das maiores transformações da sua história. Além da transição energética, em curso em todo o mundo, o setor no Brasil enfrenta mudanças provocadas pelos desinvestimentos da Petrobras e por aperfeiçoamentos no marco regulatório, como a Nova Lei do Gás Natural e a abertura do mercado de refino.

A “Somos Energia” é segunda campanha totalmente digital que o IBP coloca no ar. Em 2020, foi lançada a campanha “O essencial não vai faltar”, onde a indústria se solidarizou com a sociedade e mostrou que estava trabalhando, de maneira incessante, para garantir a integridade e segurança das atividades operacionais e continuar prestando os serviços essenciais de suprimento de combustíveis, gás e insumos à população brasileira. A campanha venceu os prêmios Aberje (categoria Regional) e Sabre Awards Latin América 2020.

Confira o manifesto da campanha “Somos Energia”