Profissões da indústria: TI na indústria de óleo e gás sempre foi fundamental

Mercado
ATUALIZADO EM janeiro 2022

No quarto episódio da série Profissões da Indústria, a TV Além da Superfície apresenta Marcelo Ferraz, gerente de TI na Chevron. Há 30 anos na companhia, Ferraz destaca que se considera um dinossauro que viveu várias Eras da tecnologia e tem o entendimento do quanto o papel da TI na indústria de óleo e gás sempre foi fundamental e estratégico. Ele compartilha conosco também as principais mudanças que ocorreram em seu setor.

“A realidade tecnológica nos últimos anos mudou totalmente. A TI tinha um desafio enorme para manter as emissões de notas fiscais em lugares bastante isolados no Brasil. Antigamente tínhamos um problema crítico de comunicação. Hoje em dia não temos mais essas limitações. Você tem memória, você tem processamento, você tem comunicação à vontade,” pontua Ferraz.

AVANÇO DA TECNOLOGIA NO TRATAMENTO DO GÁS PODE REDUZIR INVESTIMENTOS

Com a chegada da pandemia, mais desafios foram impostos à área de tecnologia, como a necessidade de trabalhar de um dia para o outro remotamente e com mais colaboração. Ele ressalta que as pessoas passaram a utilizar as ferramentas que já estavam disponíveis na Chevron, mas que nem todos usavam. “E isso aconteceu em duas ou três semanas. Uma mudança brutal nesses 30 anos para quem trabalha em tecnologia.”

Veja a entrevista de Marcelo Ferraz, gerente de TI na Chevron, na TV Além da Superfície, no nosso canal no YouTube.