Como funcionam oleodutos e gasodutos?

Setor > Petróleo
ATUALIZADO EM outubro 2019

Inspirado nos aquedutos, usados pelos romanos para transporte de água, os oleodutos são essenciais para as operações do setor de óleo e gás. Os oleodutos e gasodutos são responsáveis pelo transporte e distribuição da produção de petróleo e gás natural respectivamente. Depois de produzidos, o petróleo e o gás natural precisam seguir de maneira segura e eficaz até as refinarias responsáveis pela transformação em derivados.

O Brasil possui 7.500 km de oleodutos distribuídos pelo país, com capacidade para transportar 10 milhões de metros cúbicos, além de 543 tanques de armazenamento, 20 terminais terrestres e 27 terminais aquaviários que transportam a produção de petróleo até as refinarias e bases de processamento e distribuição.

Já o gás natural é transportado por gasodutos. A Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, é responsável por mais de 7.155 km de gasodutos que integram as regiões sudeste e nordeste. A capacidade diária dos 69 gasodutos e ramais é de 105 milhões de metros cúbicos nos 29 pontos de recebimento, 137 pontos de entrega e 18 estações de compressão.