Conheça uma UPGN, a refinaria de gás natural

Setor > Gás Natural
ATUALIZADO EM agosto 2021

O Além da Superfície já contou aqui o caminho da gasolina, do poço de petróleo até o posto de combustíveis. Neste percurso, uma estrutura é fundamental: a refinaria, responsável por transformar o óleo nos derivados que mais utilizamos, como a gasolina e o óleo diesel. E no caso do gás natural, como ocorre? O gás extraído do poço é exatamente o mesmo que abastece indústria, veículos e é usado na produção de energia elétrica em usinas termelétricas? A resposta é não. Vamos explicar. No caso do gás natural, uma estrutura é essencial neste processo produtivo. É a UPGN (Unidade de Processamento de Gás Natural). Mas o que é uma UPGN, o que faz e por que é importante?

Conheça uma UPGN, a refinaria de gás natural
A UPGN é uma instalação industrial que realiza o refino do gás natural (GN) e do gás natural liquefeito (GNL), tornando-o próprio para o consumo. Na UPGN, o gás natural passa por um processo de separação de impurezas e de outros produtos, como GLP ou os que são utilizados como matéria-prima na indústria petroquímica.

Neste processo, o gás natural é comprimido, injetado na UPGN, onde são realizadas as etapas de refino e purificação e, em seguida, o gás é novamente pressurizado e colocado na rede de gasodutos. Daí chega à rede da distribuidora estadual, de onde é entregue ao consumidor final (residências, transporte, indústria ou geração de energia elétrica). Hoje, existem no país 16 UPGNs, sendo 15 da Petrobras.

Assim como os gasodutos, as UPGNs são estruturas fundamentais para fazer o gás natural chegar até o consumidor e gerar riqueza ao país. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a oferta potencial nacional de gás natural passará de 59 milhões de m³/dia em 2018 para 147 milhões de m³/dia em 2030. Deste total, 45% serão produzidos em áreas localizadas no pré-sal[2].

O caminho do gás natural
Após ser extraído, o gás natural vai para a estação coletora, montada nos campos de produção. Nos campos de gás associado é possível ter uma parcela reinjetada na própria reserva para melhorar a eficiência na produção de petróleo e ser retirado posteriormente. Das estações coletoras, o gás natural é levado, por meio de dutos, às UPGNs.