Promar: novas oportunidade de investimento em campos marítimos

Setor
ATUALIZADO EM junho 2021

A indústria de óleo e gás natural é um dos motores do desenvolvimento econômico no Brasil. De acordo com estimativa do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), cada campo de petróleo viabilizado pode gerar US$ 1 bilhão em investimentos, 23 mil novos postos de trabalho (diretos e indiretos no pico de investimentos) e US$ 1,5 bilhão em arrecadação para o governo.

Promar: novas oportunidade de investimento em campos marítimos

Os números dão a dimensão da importância do recém-lancado Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar). O Promar vai propor medidas para revitalizar campos maduros e viabilizar áreas e acumulações de economicidade marginal, dentro do atual quadro regulatório, legal, ambiental e tributário brasileiro.

Todo campo de petróleo tem uma vida útil. O tempo de produção depende do volume de petróleo existente na área e a da viabilidade econômica para realizar a produção. Em média, dura entre 20 e 30 anos após a extração do primeiro óleo. Condições econômicas e regulatórias, avanços tecnológicos e melhorias de eficiência podem aumentar a produção de um campo de petróleo, promovendo mais investimentos, arrecadação fiscal e geração de emprego e renda.

O Promar foi criado para aumentar a produtividade, a extensão da vida útil e o aumento do fator de recuperação dos campos, sendo uma via de atração para chegada de novos players e aportes no mercado nacional.

Criado em dezembro de 2020 (Resolução nº 10, do CNPE – Conselho Nacional de Política Energética), o Promar é especialmente importante para a Bacia de Campos, um dos berços da produção nacional de petróleo e que hoje enfrenta uma fase de declínio, produzindo cerca de 850 mil barris diários. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), nos últimos seis anos, houve uma queda de mais de 55% na produção no pós-sal.

Em abril, MME e IBP realizaram o 1º Workshop do Promar, onde foram discutidas propostas e ações de melhorias no ambiente legal e regulatório apresentadas na consulta pública realizada em janeiro.

Entre os temas discutidos, estão: cessão de direitos e transição de operação em campos maduros; escoamento e comercialização de petróleo e gás natural; descomissionamento e garantias; participações governamentais e acumulações de economicidade marginal; extensão da vida útil de campos maduros; e meio ambiente.

O que são campos maduros

Segundo a ANP, um campo maduro é aquele que está em declínio de produção. São campos que já possuem infraestrutura instalada e reservatórios descobertos, reduzindo o custo e o tempo adicional necessário para que sejam acessados volumes remanescentes de óleo e gás.

Confira a íntegra do 1o Workshop Promar

Primeiro dia: https://www.youtube.com/watch?v=Fqh_x3fuf7M

Segundo dia: https://www.youtube.com/watch?v=-nbt2npfJgA