IBP lança artigo sobre a descarbonização dos transportes no Brasil

Transição Energética
Publicado em 21 de fevereiro de 2025

Já está disponível para download o artigo “Biocombustíveis ou eletrificação? Perspectivas para a descarbonização dos transportes no Brasil”, elaborado pela Diretoria Executiva de Downstream do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em uma declaração realizada no dia Dia Mundial do Transporte Sustentável em 2024, um quarto das emissões mundiais de gases de efeito estufa são provenientes do segmento de transportes, o que impõe o desafio de alinhar a agenda climática e a crescente demanda por mobilidade urbana.

Em um contexto em que projeções da Agência Internacional de Energia (IEA) indicam que os derivados de petróleo correspondem a 91% da energia consumida no transporte mundial, o artigo explora os desafios e as oportunidades na busca por alternativas aos combustíveis fósseis, destacando a eletromobilidade e os biocombustíveis.

A eletromobilidade, que inclui veículos elétricos, é uma opção que reduz a emissão de gases de efeito estufa, mas depende de uma matriz energética renovável para maximizar seus benefícios. Por outro lado, os biocombustíveis, derivados de matérias-primas renováveis, podem reduzir as emissões em até 90% em comparação aos combustíveis convencionais, considerando o ciclo total do carbono.

Além disso, o material aborda a complexidade da transição para essas alternativas, especialmente em modais de transporte como o frete rodoviário, a aviação e a navegação, que exigem combustíveis com alta densidade energética. A substituição e adaptação das frotas existentes também são desafios a serem considerados.

Clique aqui e baixe o artigo “Biocombustíveis ou eletrificação? Perspectivas para a descarbonização dos transportes no Brasil”.