A agenda ESG e o setor de lubrificantes

Sustentabilidade
Publicado em 13 de dezembro de 2024

Pioneiro na aplicação da economia circular na indústria de petróleo e gás, o setor de lubrificantes no Brasil tem implementado iniciativas que colaboram para enfrentar os desafios da transição energética, contribuindo positivamente para a agenda ESG (sigla em inglês para definir Ambiental, Social e Governança).

Confira, a seguir, alguns exemplos que ajudaram a tornar o setor referência mundial em preservação ambiental:

Logística Reversa: o setor pratica logística reversa do óleo usado ou contaminado desde o século passado e das embalagens plásticas usadas desde 2005, cinco anos antes da edição da Lei Nacional de Resíduos Sólidos – apesar de ser de 2010, a lei foi regulamentada apenas em 2022. A prática consiste em recolher todo o material que foi usado e fazer com que ele volte para a indústria por meio do seu reaproveitamento. O processo mobiliza, além dos consumidores, diversos agentes econômicos, desde os que estão na coleta e trabalham no transporte aos que operam na transformação química, entre vários outros.

Metas de Coleta e Rerrefino: o setor de óleos lubrificantes tem metas anuais de coleta de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) por região geográfica. O óleo coletado é rerrefinado e seus contaminantes são removidos, permitindo que até 70% do material que seria descartado seja usado como matéria-prima, ou seja, o óleo lubrificante que vai para o motor do veículo é um produto altamente sustentável. Em 2023, foram comercializados mais de 1,49 milhão de metros cúbicos de lubrificante e recolhidos 560 mil m3 de óleo usado no Brasil.

Redução de Resíduos: os produtos são projetados e produzidos para atender características de redução de resíduos sólidos e emissões de carbono por meio do aumento do ciclo de sua vida útil. A busca da redução gradual da dependência de insumos fósseis na fabricação de lubrificantes é também um pilar importante para a oferta à sociedade de um produto que contribui para o atendimento de metas ambientais cada vez mais ambiciosas.

Para saber mais sobre o setor de lubrificantes, acesse o site Óleo Certo.