Entenda o que é ESG

Sustentabilidade
ATUALIZADO EM fevereiro 2021

Em 2020, também impulsionada pela pandemia da Covid-19, uma sigla tornou-se mais frequente no noticiário econômico e no debate público. Foi o termo ESG que, em inglês, representa as palavras Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Entenda o que é ESG e por que esse termo é também importante para a indústria de energia?

A sigla ESG reúne as práticas ambientais, sociais e de governança do mundo corporativo e os critérios para avaliação da performance empresarial nessas três áreas.

Um conjunto de fatores e motivos permitiu o crescimento do assunto ESG no Brasil e no mundo a partir de 2020. O primeiro foi o novo coronavírus e os impactos sociais da pandemia. Em seguida, a maior adesão por empresas e grupos financeiros de melhores práticas em seus negócios, os critérios ESG; e, por fim, as mudanças climáticas, um assunto que a cada dia ganha mais relevância no mundo, com forte impacto no ambiente corporativo.

Também em 2020, pela primeira vez, o Relatório Global de Riscos do Fórum Econômico Mundial, apontou que os “principais riscos de longo prazo” são ambientais. Nas edições anteriores, os riscos estavam relacionados à crises financeiras e econômicas.

Para se ter ideia, segundo o banco UBS, os ativos em fundos de investimento ESG ultrapassaram a marca de US$ 1 trilhão pela primeira vez no ano passado. O dinheiro investido entre os meses de abril e junho de 2020 excederam o total acumulado nos cinco anos anteriores.

ESG tem sido cada vez mais usado por consultores financeiros, bancos e fundos para avaliar e medir os investimentos e as empresas quanto à sua sustentabilidade. Ou seja, além dos índices financeiros e de rentabilidade, são também levados em consideração na tomada de decisão os investimentos e as práticas sociais relacionadas ao meio ambiente realizados pelas companhias.

No Brasil, um dos marcos sobre o tema ESG foi a decisão do Banco Central de incluir a sustentabilidade na sua agenda, impondo novas obrigações para as instituições financeiras. Órgão regulador do mercado de capitais, a Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, pretende aumentar as exigências das empresas na apresentação dos riscos sociais, ambientais e climáticos. No mundo corporativo, muitas empresas, incluindo as que atuam no mercado de energia, anunciaram em 2020 metas para zerar ou reduzir as emissões de carbono em suas operações no médio prazo.

Saiba mais sobre ESG e a indústria de energia neste podcast (link) com Cristina Pinho, diretora-executiva corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e Sonia  Consiglio Favaretto, presidente do Conselho Consultivo da Global Reporting Initiative (GRI) Brasil. Link: https://www.alemdasuperficie.org/especiais/podcast-o-impacto-da-agenda-esg-na-industria-de-oleo-e-gas-2/