A exploração e a produção do gás natural podem ocorrer em campos marítimos ou terrestres, onde o gás está armazenado em reservatórios.
Qual a diferença entre GNL e GNV? E o GLP, é a mesma coisa que o GN? A sopa de letrinhas e perguntas é para falar do Gás Natural (GN).
No Brasil, as grandes reservas e a vantagem da redução de emissão de carbono, tornam o gás natural uma fonte de energia com enorme potencial de crescimento. O gás é um combustível essencial para auxiliar no processo de transição energética para uma matriz mais limpa, principalmente para gerar eletricidade em usinas termelétricas.
A demanda de gás natural no Brasil deve crescer a uma taxa de 5% ao ano até 2030. Se o número representa uma excelente oportunidade para o combustível, por outro lado o mercado ainda deverá continuar por um bom tempo dependente da complementação da oferta por parte das importações de gás natural liquefeito (GNL).
Há 20 anos, a participação do gás natural na matriz energética brasileira era de 2%. Hoje, essa fatia é de 14%.
A inovação tecnológica vem modificando a oferta de gás natural no Brasil e no mundo, sobretudo em áreas onde a produção dessa fonte de energia se mostra economicamente inviável.
Tecnologias inovadoras são regra na indústria de petróleo e gás natural no Brasil e no mundo.
A expansão projetada para o mercado de gás natural no Brasil passa por uma questão sensível e fundamental: a tributação do energético.