A cessão onerosa foi criada em 2010, em virtude das descobertas de imensas reservas de petróleo e gás natural no pré-sal.
Criado pela Lei 12.351/2010, o regime de partilha está em vigor no Brasil desde 2010.
O petróleo e seus derivados têm papel essencial no desenvolvimento de tecnologias de ponta usadas na medicina atual.
Quando abastecemos nosso carro ou compramos novas escovas de dente, estamos consumindo produtos derivados do petróleo.
O setor de óleo e gás está mais presente no nosso dia a dia do que se imagina. Desde formas um pouco mais óbvias, como a gasolina e o plástico, às mais inusitadas, como medicamentos e tecidos, o petróleo e seus derivados fazem parte da vida contemporânea nas cidades e no campo.
Hoje é praticamente impossível nos imaginarmos sem computadores, celulares e redes sociais. Seja por lazer ou trabalho, o modo como nos comunicamos com o mundo é em grande parte do tempo através de uma tela.
Os derivados de petróleo estão mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar. Gasolina e plástico são os mais conhecidos, mas o petróleo tem uma importância tecnológica difícil de mensurar.
Uma das metas do milênio estabelecidas pela ONU é promover a diversidade de gênero e a autonomia das mulheres.
A tecnologia desenvolvida para a produção e extração do petróleo e gás da camada de pré-sal é tão avançada que já foi comparada à usada para explorar o espaço sideral. Mas você sabia que o petróleo e seus derivados têm extrema importância nesse avanço tecnológico?
O petróleo e o gás natural em suas formas brutas não têm utilidade prática no nosso dia a dia, mas sim seus derivados. As refinarias são as responsáveis pela separação dos componentes químicos e pela transformação do óleo bruto em produtos como gasolina, diesel, nafta petroquímica, raro, enxofre, fluidos hidrogenados e etc.